Promoções do Dia - SUBMARINO / Pesquisa Google

segunda-feira, 3 de agosto de 2009

Vídeos Vestibular Globo

Quarta-feira (10/02)
O professor de física do curso PH, Leonardo Gomes, ensina as causas de dois problemas comuns de visão: miopia e hipermetropia. "Para entendê-los, devemos compreender o funcionamento de um olho normal, chamado de olho emétrope", diz.
"No olho normal, quando os raios entram pela córnea cristalina sofrem convergência, pois o cristalino é uma lente convergente biconvexa. Essa lente forma uma imagem projetada na retina. Com o olho saudável podemos enxergar os objetos próximos e os muito distantes". Ainda conforme o professor, quando o raio entra no cristalino, este é ajustado por uma musculatura.







Quinta-feira (11/02)
O professor de física do curso Poliedro, em São Paulo, Alex Sander Barros dá uma aula sobre tombamento.
Ele mostra como agem as forças em um corpo que está sobre uma plataforma. "Conforme a plataforma se levanta, o ângulo que se abre em relação à parte horizontal aumenta até o corpo no alto quase tombar", diz.
As forças que agem sobre o objeto nesse momento são a força peso, atrito e uma força normal (contato do bloco com a superfície). Veja detalhes do exemplo no vídeo.



Link: http://video.globo.com/Videos/Player/Noticias/0,,GIM1208499-7823-SAIBA+MAIS+SOBRE+TOMBAMENTO,00.html






Sábado (13/02)
Dois conceitos importantes para as provas de vestibular são a decomposição de vetores e a aplicação da 2ª Lei de Newton, segundo Samuel Fumagalli, professor de física do Curso Poliedro, em São Paulo.
“Num corpo, há uma força inclinada sobre um ângulo gama. Para resolver isso, é necessário decompor as forças, tanto a vertical quanto a horizontal”, explica. “Para o vetor, é preciso do módulo, direção e sentido.” Veja exemplo no vídeo.
“Em seguida, resolva o problema horizontalmente. A resultante das forças horizontais é igual à massa multiplicada pela aceleração resultante da horizontal. Para a resultante das forças verticais, é preciso multiplicar a massa pela aceleração vertical.”



Link: http://video.globo.com/Videos/Player/Noticias/0,,GIM1208503-7823-SAIBA+MAIS+SOBRE+DECOMPOSICAO+VETORIAL,00.html




Terça-feira (16/2)
Quando um corpo é submerso dentro de um recipiente com determinado líquido, ele desloca um volume do líquido. A força que o líquido exerce para voltar a ocupar a posição anterior é a força de empuxo, explica o professor de física Samuel Fumagalli, do Curso Poliedro, em São Paulo. "Esse é o teorema de Arquimedes", diz.







Quinta-feira (14/01)
Numa aula em vídeo, professor de física do curso pré-vestibular CPV, em São Paulo, Ivo Gherardi, realiza um experimento simples para explicar o conceito de pressão.
Ele usa uma garrafa com água fechada, mas furada. Apesar do furo, o líquido não vaza. “O líquido da garrafa não vaza porque a pressão interna se igual à pressão externa”, afirma.
O professor explica que quem exerce a pressão interna é a porção de água mais a porção de ar. A soma dessas pressões se iguala à pressão atmosférica. “É isso que mantém o sistema em equilíbrio.”



Link: http://video.globo.com/Videos/Player/Noticias/0,,GIM1190201-7823-ENTENDA+MAIS+SOBRE+PRESSAO+ATMOSFERICA+COM+DEMONSTRACAO+EXPERIMENTAL,00.html




Segunda-feira (18/01)
O professor de física do curso PH, no Rio de Janeiro, Leonardo Gomes dá uma aula em vídeo sobre movimento circular uniforme. “Vamos abordar especificamente a transmissão de movimento que ocorre em uma bicicleta”, diz.
“Ao pedalar, aciona-se o movimento da coroa, que está ligada a uma corrente e à catraca. A velocidade da coroa tem que ser igual à da catraca, pois ela é igual à velocidade da corrente”, explica. “Essa transmissão ocorre pela extremidade, dessa forma, as velocidades sempre serão iguais”.



Link: http://video.globo.com/Videos/Player/Noticias/0,,GIM1175419-7823-APRENDA+MAIS+SOBRE+OS+MOVIMENTOS+CIRCULARES+UNIFORMES,00.html





Sábado (23/01)
Na física, na frente de mecânica, existe o estudo das colisões e dos choques. "Há vários tipos de choques estudados no ensino médio. Mas um tipo em particular é muito importante: o choque perfeitamente elástico", diz o professor de física do curso Poliedro, Rodrigo Fulgêncio.
"Nesse tipo duas coisas acontecem: primeiro se conserva a quantidade de movimento, depois a energia cinética". De acordo com o professor, a conseqüência desse fato é importante. "Se aparecer no vestibular o choque perfeitamente elástico e os corpos tiverem a mesma massa, vai ocorrer troca de velocidades entre eles", diz. Assista ao vídeo e veja o exemplo.



Link: http://video.globo.com/Videos/Player/Noticias/0,,GIM1196432-7823-SAIBA+MAIS+SOBRE+COLISOES+E+CHOQUES,00.html





Sábado (06/02)
O professor Ivo Gherardi, do curso CPV, dá uma aula em vídeo sobre aceleração centrípeta.
A aceleração centrípeta aponta para o centro de uma trajetória circular e vai ser responsável por esse movimento, diz o professor.
"O segredo do movimento circular uniforme é simples: a velocidade acaba sendo perpendicular à aceleração. Quando a aceleração aponta no mesmo sentido da velocidade, esta segunda aumenta", diz. "Quando a velocidade aponta em sentido contrário ao da aceleração, a velocidade acaba diminuindo. Mas se a velocidade for perpendicular à aceleração, a velocidade não aumenta, não diminui e o movimento é circular", diz.
O professor faz demonstração durante a aula em vídeo. Assista e saiba mais.



Link: http://video.globo.com/Videos/Player/Noticias/0,,GIM1205631-7823-SAIBA+MAIS+SOBRE+ACELERACAO+CENTRIPETA,00.html





Segunda-feira (28/9)
Para explicar o conceito de velocidade em um lançamento oblíquo, o professor de física do curso e colégio Poliedro, em São Paulo, Rodrigo Fulgêncio usa o exemplo de um menino que chuta uma bola que percorre uma trajetória parabólica.
“No início, o menino chuta a bola com uma velocidade inclinada 0. A aceleração da gravidade atua na velocidade vertical, retardando a bola e, na altura máxima, não possui velocidade. Depois, ela começa a ganhar velocidade, só que agora para baixo, aumenta a velocidade e atinge o chão. Isso é um movimento uniformemente variável”, explica o professor.



Link: http://video.globo.com/Videos/Player/Noticias/0,,GIM1130630-7823-ENTENDA+O+CONCEITO+DE+LANCAMENTO+OBLIQUO,00.html




Terça-feira (29/9)
Assunto comum nas provas de física, a grandeza escalar se difere da grandeza vetorial por ter apenas um módulo (número), enquanto a vetorial tem módulo, direção e sentido.
O professor de física do curso e colégio Poliedro, em São Paulo, Alex Sander Barros explica que, para definir a temperatura, por exemplo, basta o módulo. “Eu não preciso perguntar, não preciso saber qual é a direção. Eu não falo 25 graus para a direita. Nas grandezas vetoriais, temos essa preocupação. Eu falo dois metros por segundo para a velocidade, e preciso saber se é para direita, esquerda, para cima ou para baixo.”



Link: http://video.globo.com/Videos/Player/Noticias/0,,GIM1132333-7823-ENTENDA+AS+DIFERENCAS+ENTRE+GRANDEZAS+ESCALARES+E+VETORIAIS,00.html




Sábado (3/10)
O conceito de energia está associado ao estado dos corpos, de movimento (energia cinética), de separação entre os corpos (energia potencial gravitacional), e das deformações sofridas por um corpo (energia elástica), entre outros.
Para descobrir a velocidade final de um corpo, o professor de física do curso e colégio Poliedro, em São Paulo, Rodrigo Fulgêncio usa o exemplo de uma bola em cima de um morro que cai até o chão.
“A energia mecânica antes é igual à energia mecânica depois, desconsiderando qualquer tipo de resistência. Se a bola tem velocidade, ela tem energia cinética. Como ela tem uma certa altura, ela também tem energia potencial gravitacional. No fim, quando a bola está no chão, ela só tem velocidade, apenas a energia cinética”, explica o professor.



Link: http://video.globo.com/Videos/Player/Noticias/0,,GIM1134256-7823-SAIBA+COMO+RESOLVER+EXERCICIOS+DE+CONSERVACAO+DE+ENERGIA,00.html




Terça-feira (6/10)
A queda livre é um assunto recorrente nas provas de vestibulares. Para explicar como fazer o cáculo da velocidade de um corpo, o professor de física do curso e colégio Poliedro, em São Paulo, Alex Sander Barros usa a equação de Torricelli
"Uso como exemplo uma gota de chuva, que cai de uma altura de 2.000 metros até atingir o solo, mais ou menos na altura de uma nuvem. Neste exercício, não é considerada a resistência do ar", afirma .
Para descobrir a velocidade final dessa gota ao chegar no solo, ele usa a equação de Torricelli. Após aplicar a fórmula, chega-se a uma velocidade de 200 metros por segundo, que equivalem a 720 km/h.
"Se a resistência do ar for considerada, o valor da velocidade é bem diferente, de 27 km/h", explica.



Link: http://video.globo.com/Videos/Player/Noticias/0,,GIM1136485-7823-SAIBA+COMO+CALCULAR+A+VELOCIDADE+DE+UM+CORPO,00.html




29/10/09 - 07h00 - Atualizado em 29/10/09 - 07h00
Professor de física explica as leis de Newton que atuam num plano inclinado
Ele mostra ainda o que é equilíbrio estático e equilíbrio dinâmico.
Quando há equilíbrio, a resultante das forças é zero.
Maurício Santos, professor de física do Sistema Elite de Ensino, no Rio de Janeiro, explica como as leis de Newton atuam num plano inclinado –o que é equilíbrio estático e equilíbrio dinâmico.
“Quando aprendemos as leis de Newton, geralmente guardamos os conceitos, mas esquecemos da aplicação”, afirma.
O professor mostra quais forças atuam num bloco que está num plano inclinado. Para isso, segundo ele, é preciso identificar antes quais os corpos envolvidos no problema: o bloco, o plano inclinado e a terra.
“A primeira lei de Newton diz que nenhum corpo é capaz de, por si só, alterar o seu estado de equilíbrio. Se temos três corpos presentes, teremos apenas duas forças, que seriam o peso e a força que o plano faz sobre o bloco. Se o bloco estiver em equilíbrio, a resultante da força de contato e da força peso, que atuam nesse plano, é igual a zero”, explica.
O segundo exemplo é o de um bloco em movimento retilíneo uniforme com velocidade constante. “Nesse caso, o bloco também está em equilíbrio, mas em equilíbrio dinâmico e não estático como no primeiro exemplo.”

Link: http://video.globo.com/Videos/Player/Noticias/0,,GIM1148285-7823-PROFESSOR+DE+FISICA+EXPLICA+AS+LEIS+DE+NEWTON+NO+PLANO+INCLINADO,00.html






31/10/09 - 07h00 - Atualizado em 31/10/09 - 07h00
Num copo de café com leite, veja como se dá a troca de calor entre os corpos
No exemplo, é desconsiderada a troca de calor com o meio.
Professor de física dá aula sobre calorimetria.
Saber como acontece a troca de calor entre dois ou mais corpos é importante para ir bem numa prova de física do vestibular. Numa aula de calorimetria, Maurício Santos, professor de física do Sistema Elite de Ensino, no Rio de Janeiro, calcula a temperatura de um copo com café.
Ele dá como exemplo a troca de calor entre o café, leite e o copo. “Não vou considerar que esse sistema troque calor com o ambiente. Essa troca será adiabática, quando não há troca com o meio”, afirma. Confira no vídeo ao lado o exemplo de um exercício de calorimetria.


Link:http://video.globo.com/Videos/Player/Noticias/0,,GIM1208287-7823-ESPECIALISTAS+ANALISAM+IMPACTO+DA+VIOLENCIA+NA+JUVENTUDE+DO+BRASIL,00.html




12/08/09 - 07h00 - Atualizado em 12/08/09 - 10h35
Professor de química explica conceitos sobre isomeria óptica
Saber o que é assimetria ajuda a entender o tema, que cai em vestibular.
Veja a relação entre luz, assimetria e a isomeria óptica.
A isomeria óptica é um assunto que costuma ser bastante cobrado nos vestibulares. Saber o que é assimetria ajuda a entender o tema.
“As nossas mãos, por exemplo, são assimétricas porque não têm plano de divisão. Não é possível dividí-las em duas metades iguais”, explica Marcelo Polachini, professor de química da unidade Paraíso do cursinho COC, em São Paulo.
O professor afirma que, quando há dois objetos em que um é a imagem do outro no espelho, mas que não se sobrepõem, eles são assimétricos. “O nome dado a esse par de objetos assimétricos é par de enantiomorfos ou par de enantiômeros”, diz.



10/08/09 - 07h00 - Atualizado em 10/08/09 - 07h00
Confira experiência para entender como ocorre a condução de corrente elétrica
Para lâmpada acender, substância deve ter carga elétrica com mobilidade.
Professor de química explica as condições de condutividade.
A condução de corrente elétrica costuma ser cobrada em questões de vestibular e pode aparecer no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).
Professor de química da unidade Paraíso do COC, em São Paulo, Marcelo Polachini faz uma experiência usando uma lâmpada para explicar as características da condução de corrente elétrica.
“Eletrólitos são substâncias que conduzem corrente elétrica e não-eletrólitos não conduzem corrente elétrica”, explica.
Na experiência, o professor introduz os eletrodos de um aparato com uma lâmpada em diferentes meios para ver se há condução de corrente elétrica, o que permitirá que a lâmpada acenda.
“Para a lâmpada acender, algumas condições precisam ser satisfeitas: as substâncias com que os eletrodos terão contato precisam apresentar cargas elétricas e com mobilidade, como metais sólidos e líquidos, grafite na forma sólida e compostos iônicos (metal + ametal) e ácidos em solução.”
De acordo com o professor, a força do ácido vai determinar a intensidade do brilho da lâmpada.




07/08/09 - 07h00 - Atualizado em 07/08/09 - 07h00
Professor de física explica as características dos espelhos esféricos
Espelhos côncavos normalmente têm comportamento convergente.
Entenda também como se formam as imagens reais e virtuais.
Os espelhos esféricos, que podem ser côncavos ou convexos, costumam ser cobrados nos principais vestibulares.
"Espelhos côncavos normalmente têm comportamento convergente e os convexos, divergente", afirma Willian Saito, professor de física da unidade Paraíso do cursinho COC, em São Paulo, numa aula em vídeo.
Ele explica ainda como se formam as imagens reais e virtuais.




18/07/09 - 07h00 - Atualizado em 18/07/09 - 07h00
Entenda o que é onda e as suas principais características
Ondas não transportam matéria, mas apenas energia.
Assista à aula sobre ondulatória com professor de física do COC.
A onda é uma sequência períodica de pulsos. Para entender o conceito de onda, no entanto, é preciso antes saber o que é pulso.
"Pulso é uma perturbação que se propaga numa determinada região", explica Willian Saito, professor de física da unidade Paraíso do cursinho COC, em São Paulo.
Ele explica numa aula em vídeo a diferença entre ondas mecânicas e eletromagnéticas e as suas principais características . "As ondas não transportam matéria, apenas energia", ressalta.




11/07/09 - 07h00 - Atualizado em 14/07/09 - 18h53
Professor de física explica o que é energia
Energia cinética, por exemplo, está relacionada ao movimento dos corpos.
Tema costuma ser cobrado em questões de vestibular.
A energia está presente em diversas situações do nosso cotidiano. Um exemplo é a transformação de energia elétrica em uma usina hidrelétrica. É importante dizer que não há criação de energia, mas há a transformação de energia mecânica (a força das águas movimenta as turbinas) em energia elétrica.
O professor de física do cursinho COC, em São Paulo, Willian Saito, explica numa aula em vídeo as várias formas de energia, como a cinética, que está relacionada à movimentação dos corpos.






20/06/09 - 07h00 - Atualizado em 20/06/09 - 07h00
Entenda o que é força de atrito.
O professor de física do Cursinho da Poli Bassam Ferdinian explica nesta aula em vídeo o que é a força de atrito.
Conhecer como atuam os fatores que interferem na intensidade da força de atrito, como o tipo de superfície (rugosidade) e a compressão entre os corpos, ajuda na solução de problemas que costumam ser cobrados pela maioria dos vestibulares.




Segunda-feira (15/6)
Professor de física do Cursinho da Poli Bassam Ferdinian explica as três leis de Isaac Newton. A primeira delas é o Princípio da Inércia; a segunda, o Princípio Fundamental da Dinâmica e a terceira, a chamada lei da Ação e Reação





Saiba resolver exercícios de Movimento Uniformemente Variado.
Nesta aula de física, o professor Ronaldo Moura de Sá, do Anglo Vestibulares fala sobre o chamado MUV (Movimento Uniformemente Variado) e suas equações.
Ele exemplifica de que modo os vestibulares cobram o MUV. Questões em que veículos são obrigados a frear são recorrentes.


video.globo.com (MOVIMENTO UNIFORMEMENTE VARIADO


O professor de física do Anglo Vestibulares Ronaldo Moura de Sá explica de que modo a cinemática, parte da física que estuda os movimentos, é cobrada nos vestibulares.
De acordo com ele, os exercícios são de ordem prática, como situações de viagens ou problemas de ultrapassagem. Nesta aula, o professor mostra a aplicação de equações do movimento uniforme.


video.globo.com (CINEMÁTICA)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores