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sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

Questões Resolvidas - UERJ - Física - 2011 - 1 Etapa - 1°

PROVA - UERJ - 2011 - 1° ETAPA - 1° QUALIFICAÇÃO
GABARITO - 1° ETAPA - 1° QUALIFICAÇÃO





QUESTÃO - 22 (Click na imagem para visualizá-la melhor)


O intervalo de tempo, em segundos, que a bola leva para atingir o piso é cerca de:

(A) 0,05

(B) 0,20

(C) 0,45

(D) 1,00



Alternativa correta: (C)

Eixo interdisciplinar: A Matéria em Equilíbrio e em Movimento

Item do programa: Leis de Newton

Subitem do programa: Cinemática do movimento uniformemente variado

Objetivo: Transferir conhecimentos sobre cinemática para o cálculo de tempo.

Comentário da questão:

Para um observador no interior do trem que se desloca em movimento retilíneo e uniforme, o tempo de queda T e a altura h de lançamento de um objeto sob a aceleração constante g = 10 m/s2 , devido à gravidade, estão relacionados por:



Percentual de acertos: 27,48%

Nível de dificuldade: Difícil (abaixo de 30%)















QUESTÃO - 23 (Click na imagem para visualizá-la melhor)


Alternativa correta: (B)

Eixo interdisciplinar: A Matéria em Equilíbrio e em Movimento

Item do programa: Leis de Newton

Subitem do programa: Cinemática do movimento uniformemente variado

Objetivo: Transferir conhecimentos sobre cinemática para o cálculo de distância.

Comentário da questão:

Para um observador no interior do trem que se desloca em movimento retilíneo e uniforme, o alcance de um objeto lançado horizontalmente só depende da magnitude da velocidade do objeto. Assim, caso a bola fosse arremessada em sentido oposto ao do deslocamento do trem, a distância entre o ponto de arremesso e o ponto de impacto também seria igual a 5 m.

Percentual de acertos: 49,75%

Nível de dificuldade: Médio (acima de 30% e igual ou abaixo de 70%)


















QUESTÃO - 24 (Click na imagem para visualizá-la melhor)


A chuva ácida é um tipo de poluição causada por contaminantes gerados em processos industriais que, na atmosfera, reagem com o vapor d’água.
Dentre os contaminantes produzidos em uma região industrial, coletaram-se os óxidos SO3, CO, Na2O e MgO.
Nessa região, a chuva ácida pode ser acarretada pelo seguinte óxido:

(A) SO3

(B) CO

(C) Na2O

(D) MgO

Alternativa correta: (A)

Eixo interdisciplinar: As Substâncias e suas Transformações

Item do programa: Funções químicas

Subitem do programa: Classificação e nomenclatura das substâncias inorgânicas

Item do programa 2: Reações químicas

Subitem do programa 2: Síntese

Objetivo: Discriminar um óxido causador da chuva ácida.

Comentário da questão:

A formação de ácidos ocorre através da reação entre um óxido ácido e água. A classificação de um óxido é feita com base no elemento ligado ao oxigênio. No caso de óxidos ácidos, esse elemento é um ametal ou um metal com elevado número de oxidação.
Dentre os contaminantes, em dois óxidos, os elementos ligados ao oxigênio são metais com baixo número de oxidação: Na+ e Mg2+, presentes nos óxidos Na2O e MgO, respectivamente. Esses são dois exemplos de óxidos básicos, que ao reagirem com água formam bases.
O CO é um dos três óxidos neutros conhecidos (CO, NO e N2O), isto é, óxidos que não reagem nem com ácidos, nem com bases.
Apenas o SO3 é um óxido ácido, pois o elemento ligado ao oxigênio é um ametal, no caso, o enxofre. Sua reação com a água leva à formação do ácido sulfúrico:

SO3 + H2O H2SO4

Percentual de acertos: 63,69%

Nível de dificuldade: Médio (acima de 30% e igual ou abaixo de 70%)



G1 - Entenda as causas e os efeitos da chuva ácida
Fonte: www.globo.com (G1 - Vestibular)
Disciplina: Geografia + Química + Biologia

www.thiagoazeredo.com.br ou http://thiagoazeredo.blogspot.com ( Professor Thiago Azeredo - Geografia - e-mail: azeredo.thiago@gmail.com )
Categoria:
Educação

Hoje vamos falar da chuva ácida, cuidado toda chuva é ácida. O problema que quando ela se torna ácida de mais ela se torna um problema ambiental. E ai você deve está estranhando toda chuva é ácida mesmo no meio do campo em um lugar livre de poluição, Sim, acompanhe aqui comigo porque, toda chuva é ácida por natureza devido ao CO2 da atmosfera ( CO2 + H2O = = H+ + HCO3-) ... Gás carbonico reage com a água (H2O), forma ácido carbonico, fraco (...) instável, ele acaba se decompondo (...)
conseqüentemente se ioniza, libera H+, a chuva fica ácida, levemente ácida. O roblema
é quando nossa querida chuva, começa ter um PH < 5. Nossa mais menor do que 5 é muito
ácida? É. Quem são os dois principais causadores da chuva ácida, vamos dar uma olhadinha aqui comigo, olha lá. Primeiro(s) Causador os Óxidos de Enxofre (SO2 e SO3), não esquece essa forma. Mas como é que eles formam chuva ácida ..



O Enxofre é liberado pelas indústrias, que está contidos em combustíveis fóssies, devirados de petróleroa e carvão mineral por exemplo, é queimado e libera o SO2, o SO2 pode ser oxidado da atmosfera, 21% dela vai virar SO3. O SO3 reage com a H2O da chuva, formando Ácido Sulfúrico, que é absurdamente corrosivo,não pode ter isso na chuva apareceu na chuva ela fica ácida demais só os SOx que causam isso ? Não ! Nós temos também os nitrogênio NxOy = NO2 ...



Ácido Súlfurico e Ácido Nítrico, os principais ácidos da chuva ácida, o ácido carbônico é inovencivo ele deixa a chuva lijeiramente ácida, não há problema.

Esquema como funciona



Alguns efeitos do meio ambiente.
* Afeta o crescimento das plantas;
* Causa deterioração do solo;
* Afeta a reprodução da vida marinha;
* Ataca os monumentos, os metais e tecidos vivos;


Entenda o que é reação de simples troca (Mostra que a Reação de Síntese faz parte do grupo de reações inorgânica)



Óxidos ácidos (OBS: Existem 7 tipos de óxidos)
















QUESTÃO - 25 (Click na imagem para visualizá-la melhor)



O hidrogênio vem sendo considerado um possível substituto dos combustíveis altamente poluentes de origem fóssil, como o dodecano, utilizado na aviação.

Sabe-se que, sob condições-padrão, as entalpias de combustão do dodecano e do hidrogênio molecular são respectivamente iguais a −7500 e −280 kJ.mol-1.
A massa de hidrogênio, em gramas, necessária para gerar a mesma quantidade de energia que a gerada por 1 g de dodecano equivale a:

(A) 0,157

(B) 0,315

(C) 0,471

(D) 0,630



Alternativa correta: (B)

Eixo interdisciplinar: As Substâncias e suas Transformações

Item do programa: Funções químicas

Subitem do programa: Classificação e nomenclatura das substâncias orgânicas

Item do programa 2: Conservação de energia em fenômenos físicos e químicos

Subitem do programa 2: Termoquímica

Objetivo: Calcular a massa de um composto químico com base na quantidade de energia liberada em sua combustão.

Comentário da questão:

Inicialmente, calcula-se a massa molar dos dois combustíveis:
Dodecano (C12H26): 12 X 12 + 1 X 26 = 170 g
Hidrogênio (H2): 1 X 2 = 2g




Prefixo
Nomenclatura dos Alcanos Lineares: nº de Carbonos = Nome

1C = met
2C = et
3C = prop
4C = but
5C = pent
6C = hex
7C = hept
8C = oct
9C = non
10C = dec
11C = undec
12C = dodec
13C = tridec
15C = pentadec
20C = eicos

Intermediário
É indicado pela classificação da cadeia quanto à saturação:
Saturada (an): Aquelas que possuem apenas ligações simples entre carbonos.
Insaturada: aquelas que possuem ligações duplas ou triplas entre carbonos.
1 ligação dupla ---> EN
2 ligações duplas ---> DIEN
3 ligações duplas ---> TRIEN
1 ligação tripla ---> IN
2 ligações triplas ---> DIIN
3 ligações triplas ---> TRIIN
1 ligação dupla e 1 ligação tripla -> ENIN
somente ligações simples ---> AN


Sufixo
HIDROCARBONETOS ---> O
ÁC. CARBOXÍLICOS --> ácido ÓICO
CETONA ------------> ONA
ALDEIDO -----------> AL
ÁLCOOL ------------> OL
ÉSTER -------------> hidrocarboneto+ATO de ILA
ÉTER --------------> Prefixo do hidrocarboneto menor+oxi+nome do hidrocarboneto maior ex:metoxietano















QUESTÃO - 26 (Click na imagem para visualizá-la melhor)


Alternativa correta: (D)

Eixo interdisciplinar: A Matéria em Equilíbrio e em Movimento

Item do programa: Conservação do momentum linear e da energia mecânica

Subitem do programa: Lei de Ohm, circuitos elétricos

Eixo interdisciplinar 2: Bases Metodológicas e Instrumentais

Item do programa 2: Sucessões

Subitem do programa 2: Progressões geométricas

Objetivo: Calcular o valor de resistências.

Comentário da questão:

A resistência equivalente R de três resistores de resistências a, b e c, associados em paralelo, é dada por:



Os valores das resistências estão em progressão geométrica de razão . Logo:



Se R = 2 ohms, então:



Portanto, a soma (a + b + c) das três resistências é igual a 24,5 ohms.

Percentual de acertos: 26,77%

Nível de dificuldade: Difícil (abaixo de 30%)

Associação de Resistores























QUESTÃO - 27 (Click na imagem para visualizá-la melhor)


Pode-se observar, na molécula de poliuretano assim obtida, a formação de um grupo correspondente à seguinte função química:

(A) ácido

(B) amida

(C) álcool

(D) aldeído



Alternativa correta: (B)

Eixo interdisciplinar: As Substâncias e suas Transformações

Item do programa: Funções químicas

Subitem do programa: Classificação e nomenclatura das substâncias orgânicas

Objetivo: Identificar o grupo correspondente a uma função da química orgânica em uma determinada molécula.

Comentário da questão:

Na estrutura da molécula de poliuretano, estão presentes as seguintes funções da química orgânica:




Percentual de acertos: 51,41%

Nível de dificuldade: Médio (acima de 30% e igual ou abaixo de 70%)




















(A) 50 e 0

(B) 25 e 25

(C) 70 e 30

(D) 100 e 50



Alternativa correta: (A)

Eixo interdisciplinar: Os Seres Vivos e sua Relação com o Ambiente

Item do programa: As bases da genética

Subitem do programa: Hereditariedade e doenças hereditárias

Objetivo: Calcular a probabilidade de transmissão de uma doença hereditária entre membros de uma mesma família.

Comentário da questão:

O casal 1 e 2, ele portador da doença de von Willebrand e ela normal, teve quatro filhos, sendo 3 e 5 portadores da doença e 4 e 6 normais. Isso indica que, sendo a doença autossômica dominante, o pai é heterozigoto, apresentando apenas um alelo anormal. Portanto, o casamento do filho 3 (doente) com uma mulher normal irá gerar filhos com 50% de probabilidade de apresentar a doença; e o casamento da filha 4 (normal) com um homem normal terá 0% de probabilidade de gerar filhos com a doença.

Percentual de acertos: 67,22%

Nível de dificuldade: Médio (acima de 30% e igual ou abaixo de 70%)

1a Lei de Mendel


Exercícios


2a Lei de Mendel

























QUESTÃO - 29 (Click na imagem para visualizá-la melhor)



Alternativa correta: (D)

Eixo interdisciplinar: A Matéria em Equilíbrio e em Movimento

Item do programa: Conservação do momentum linear e da energia mecânica

Subitem do programa: Trabalho

Eixo interdisciplinar 2: Bases Metodológicas e Instrumentais

Item do programa 2: Funções trigonométricas

Subitem do programa 2: Cosseno

Objetivo: Discriminar gráfico referente à relação entre trabalho de uma força e deslocamento.

Comentário da questão:

Na situação apresentada, o trabalho T realizado corresponde à seguinte relação:
T = F.d.cosO

sendo
F a força constante
d o deslocamento retilíneo
O o ângulo entre a força F e o deslocamento d
logo




Essa relação é representada graficamente por:



Percentual de acertos: 43,65%

Nível de dificuldade: Médio (acima de 30% e igual ou abaixo de 70%)



















QUESTÃO - 30 (Click na imagem para visualizá-la melhor)


Alternativa correta: (D)

Eixo interdisciplinar: Os Seres Vivos e sua Relação com o Ambiente

Item do programa: Sistemas vitais dos animais e vegetais

Subitem do programa: Nutrição e processamento de alimentos

Objetivo: Discriminar a capacidade de três segmentos do tubo digestório de digerir proteínas até a formação de aminoácidos.

Comentário da questão:

No estômago e no duodeno existem enzimas que digerem apenas parcialmente as proteínas, formando peptídeos menores. No jejuno-íleo estão as principais enzimas que digerem completamente esses peptídeos, tendo como produto final os aminoácidos livres.

Percentual de acertos: 27,01%

Nível de dificuldade: Difícil (abaixo de 30%)




Professor explica o sistema digestório humano
Fonte: www.globo.com (g1 - Vestibular)
Disciplina: Biologia

16/02/2011 04:17
Digestão começa na boca. Eduardo Leão é professor de biologia em cursinho em São Paulo.
Categoria:
Educação



Professor explica o sistema digestório humano
Professor Eduardo Leão

Primeiro o que é digestão? É o processamento do alimento para o "ser humano" ser capaz de absorver, então nós ingerimos grandes moléculas as chamadas macromoléculas e tem que quebrar em micro moléculas e seu aparelho digestório está inteiramente adaptado para fazer isso da melhor maneira possível.
A melhor maneira de estudarmos digestão seria um exemplo de se tivessemos comendo.

vamos colocar como exemplo um pão com mortadela.
Nesse pão com mortadela você tem carboidrato, gordura, proteína e consiferando que o pão tem farinha de trigo, a mortadela carne de porco e boi. Você tem DNA e RNA.

Já na boca você tem uma digestão do carboidrato por uma enzima, que existe no suco digestório salivar que se Ptialina. Então essa enzima está na boca porque o PH é relativamente neutro, por volta de 7. Então a Ptialina está digerindo ali o amido, o principal carboidrado presente no pão.

Então você mastiga continuamente até virar uma papa e engole passa pela faringe, esôfago e chega ao estômago.

No Estômago, o PH dele é muito diferente ... muito baixo. Porque ele é muito baixo? porque ele tem o HCL (ácido clorítrico) um dos ácidos mais fortes da química o Suco gastrico, ele vai digerir o que? Proteínas, macromoléculas proteínas, para transformarem em moléculas menores os peptídeos e ele vai fazer isso por uma ação de uma enzima que se chama pepsina, irá digerir apenas proteínas praticamente. E então passa para o intestino delgado dividigo em três parte (Duodeno,Jejuno, íleo ...A primeira porção do intestino delgado se chama Duodeno, é uma porção pequena, porém muito importânte, e porque o Duodeno é muito importânte? Porque lá no Duodeno será liberado o suco o Pancreas, o suco pandreatico.
O Suco do Pancreas ele é completo ele digere proteínas, ele digere lipídios que não tinha sido digerido até agora, volta a digerir carboidratos, então o amido e
carboidrados intermediários. E também vai digerir DNA e RNA. Então tudo isso será digerido a começar no Duodeno e continuar no Jejuno e no Íleo que são as
outras porções do seu intestino delgado, digere bastante por causa do suco o Pancreas. Só o suco do Pancreas está agindo no Intestino Delgado? Não!
Nós temos também a Bile, que é uma substância produzida pelo fígado que vai ajudar a desolver as gorduras, vai emuncionar as gorduras. Passou então do intestino
delgado, que digeriu uma porção de coisas, praticamente tudo, e praticamnete os micronutrientes que são totalmente absorvdo no intestino Delgado e passa para
o intestino grosso. Então aquilo de nobre que tinha que ser absorvido já foi absorvido no intestino delgado. O que vai acontecer no Intestino Grosso, você vai fazer a reabsorção de água, então as fezes que eram praticamente liquefeitas aqui ela ão ser drenadas, reabsorvendo água ... ao logo do cólon ascendente, Cólon
transverso, Cólon Descendente, curva signoide até continuir as fezes daquela maneira pastosa se você faz uma ingestão de alimentos correta, engere fibras.
Então no Intestino Grosso você vai absorver água e determinadas vitaminas.























QUESTÃO - 31



Alternativa correta: (B)

Eixo interdisciplinar: As Substâncias e suas Transformações

Item do programa: Gases ideais

Subitem do programa: Transformações gasosas

Objetivo: Calcular a massa de ar no interior de uma bola de futebol.

Comentário da questão:

Inicialmente, calcula-se o volume interno da bola:



Sendo



Logo



Considerando o comportamento de gás ideal para o ar no interior da bola, é possível aplicar a equação de Clayperon:
P.V = n.R.T
sendo
P = 1 atm
V = 4 L
n = m/mol
R = 0,080 atm.L.mol-1.k-1
T = 27 ºC = 300 K
mol = 30 g.mol-1
logo



A massa de ar no interior da bola corresponde a 5 g.

Percentual de acertos: 29,14%

Nível de dificuldade: Difícil (abaixo de 30%)



















QUESTÃO - 32


Alternativa correta: (A)

Eixo interdisciplinar: As Substâncias e suas Transformações

Item do programa: Conservação de energia em fenômenos físicos e químicos

Subitem do programa: Calorimetria

Objetivo: Discriminar unidade de grandeza física.

Comentário da questão:

Joule é a unidade que expressa a energia (calor) trocada pelos corpos em uma mudança de estado físico ou em uma variação de temperatura.

Percentual de acertos: 45,10%

Nível de dificuldade: Médio (acima de 30% e igual ou abaixo de 70%)
























QUESTÃO - 33 (Click na imagem para visualizá-la melhor)


Alternativa correta: (B)

Eixo interdisciplinar: Bases Metodológicas e Instrumentais

Item do programa: Geometria espacial

Subitem do programa: Áreas de prismas

Objetivo: Transferir conhecimentos sobre geometria plana para cálculo de medidas de áreas.

Comentário da questão:

A figura abaixo representa a vista superior da embalagem do chocolate dividida em 7 triângulos equiláteros congruentes.



A área total AT da embalagem corresponde à soma da área lateral AL com o dobro da área da base AB. A área lateral mede o perímetro da base multiplicado pela medida da altura do prisma, e a área da base é 7 vezes a área de um dos triângulos equiláteros. Portanto:



Como se pode observar na figura, o perímetro da base é igual a 70 cm. A área do triângulo equilátero T é dada por:



Assim:



Como 1 m2 de papelão custa R$ 10,00, o custo da embalagem será aproximadamente R$ 0,95.



Percentual de acertos: 31,69%

Nível de dificuldade: Médio (acima de 30% e igual ou abaixo de 70%)























QUESTÃO - 34

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