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segunda-feira, 3 de agosto de 2009

Questões UFRRJ - 2008 - Fase 1

QUESTÕES DE FÍSICA
QUESTÕES – 31 – UFRRJ - 2008
As explosões das bombas atômicas, em agosto de 1945, sobre as cidades de Hiroxima e Nagasáqui, deixaram todo o mundo apavorado diante do poder bélico utilizado contra o próprio ser humano e a certeza de que os tempos seriam outros para as nações. Um dos causadores da destruição das edificações fora do epicentro foi o deslocamento de ar. Segundo o físico Naomi Shohno, esse deslocamento de ar provocado pelas bombas percorreu 740 m no segundo posterior à explosão, 4 km nos primeiros 10 segundos e 11 km nos primeiros 30 segundos.
(Fontes: Superinteressante, ano 09, nº 07, 1995; Veja, 02/08/95)

Portanto, as velocidades médias de deslocamento do ar até o primeiro segundo, até o décimo segundo e até o trigésimo segundo foram, respectivamente, de:
(A) 2664 km/h; 1440 km/h e 1320 km/h
(B) 740 km/h; 400 km/h e 367 km/h
(C) 2664 km/h; 400 km/h e 1320 km/h
(D) 2664 km/h; 1173,6 km/h e 751,2 km/h
(E) 751,2 km/h; 1173,6 km/h e 2664 km/h
RESPOSTA CORRETA LETRA (A) !!!
Fórmula da velocidade média


Mostrando resolução da questão.
Primeiro deslocamento!
Vm = 740/1 = 740 m/s
Para passar para Km/h terá que multiplicar por 3,6, ou seja:
740 X 3,6 = 2664 Km/h (Resposta do primeiro deslocamento)

Segundo deslocamento!
Dados 4 km em 10 segundos.
Convertendo 4 km para metros, o que vai dar 4000 metros.

Iremos achar a velocidade média.
Vm = 4000/ 10 = 400 m/s
Agora iremos multiplicar para 3,6 pois não temos resposta com m/s só temos apenas com km/h.
400 m/s X 3,6 = 1440 km/h

Terceiro deslocamento!
Dados 11Km em 30 segundos.
Agora iremos converte 11km para metros para 11000 metros.
11000 / 30 = irá dar aproximadamente (366,66 ou 366,67)
Então temos 366,66 m/s x 3,6 = aproximadamente 1320 km/h




QUESTÃO - 32 – UFRRJ – 2008
Aproveitando suas férias, um estudante viaja para uma longínqua cidade do Oriente Médio. Ao descer no aeroporto, observa que o termômetro mede temperaturas numa escala em °Z. Quando embarcou no Brasil, o termômetro local registrava a temperatura de 23 °C. Considerando que a temperatura de fusão e ebulição da água para o termômetro oriental vale, respectivamente, 20 °Z e 130 °Z, a temperatura de embarque, calculada nessa escala, será igual a:

(A) – 10,2 °C
(B) 15,0 °C
(C) 27,4 °C
(D) 45,3 °C
(E) 51,2 °C
!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!QUESTÃO FOI ANULADA !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
História Celsius (°C): Construída em 1742 por Anders Celsius (1701-1744). Essa escala adota para o ponto de fusão do gelo 0 (zero) e, para o ponto de ebulição da água sob pressão normal, o valor (cem). O intervalo obtido entre os dois pontos fixos é dividido em cem partes iguais, e cada parte corresponde a uma unidade de escala, denominada grau Celsius (°C).
História Fahrenheit (°F): Construída em 1727 por Daniel G. Fahrenheit (1686-1736). Originalmente, ele utilizou como primeiro fixo uma mistura de água,gelo e sal, para atribuir ao valor 0(zero)e, como segundo ponto fixo, a temperatura do corpo humano, para qual atribuiu o valor 100. Cada parte corresponde à unidade da escala, denominada grau Fahrenheit (°F). OBS: Ao projetar, na escala Fahrenheit, os pontos fixos escolhidos por Celsius, obteremos os seguintes valores: 32 °F para o ponto de fusão do gelo e 212 °F para o ponto de ebulição da água. Assim, na escala Fahrenheit, o intervalo entre esses dois pontos fixos é dividido em 180 parte (212-32)
História de Kelvin °K : A evolução tecnológica que ocorreu a partir da Revolução Industrial do começo do século XIX trouxe consigo algumas questões relacionadas ao processo de fundição que precisou de altas temperaturas.



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